segunda-feira, 20 de junho de 2011

COMO SER UM BOM CHEFE?

Engana-se o gerente, ou chefe de equipe, ou até mesmo o dono da empresa, que pensa que todos os seus colaboradores estão sempre acomunados tentando lhe “passar a perna”. Conheço alguns que ficam vigiando seus subalternos com o intuito de pegar um deslize…
Tá! Em alguns casos isso acontece, mas não é uma regra. (Me ajudem os administradores de plantão…)
Primeiro: Quais são os objetivos e metas a serem alcançadas por uma organização – empresa qualquer – de pequeno, médio ou grande porte? (lucro dos acionistas, Satisfação dos clientes, Geração de empregos)
Segundo: Qual o papel do colaborador para que a empresa alcance os objetivos traçados? (Prestar um bom serviço, ter um bom relacionamento com toda a equipe, assumir a responsabilidade de traçar as metas e executá-las)
Terceiro: Como o administrador (chefe da equipe ou dono da empresa) dará o suporte adequado para que tudo funcione como o esperado? (incentivar o trabalho em equipe, administrar conflitos, definir os objetivos, metas, estratégias, fornecer boas condições de trabalho ao colaborador)
É indiscutível – uma das razões da queda de eficiência e produtividade de uma empresa está na administração dos conflitos existentes.
A definição dos reais objetivos, metas, políticas e estratégias é fundamental para o crescimento de uma corporação. Após esta definição, será necessário aparar muitas arestas entre as divisões da empresa, que devem implementar as diretrizes definidas pela diretoria. A diretoria decidiu, as divisões elaboraram os procedimentos, mas a implementação é lenta, pois mesmo dentro de um departamento surgem divergências.
Então podemos perceber que as dificuldades de trabalho em equipe existem nos diversos níveis hierárquicos da empresa.
Mas o que é realmente trabalho em equipe? Todos cumprirem sem contestar as decisões superiores? Todos terem exatamente a mesma opinião sobre um determinado assunto?
Se por um acaso as respostas a essas perguntas forem positivas o fracasso deve estar batendo na porta da sua empresa. O trabalho em equipe, nesses casos, não acrescentará nenhuma vantagem competitiva para a empresa.
Portanto, opiniões divergentes e questionamentos entre níveis hierárquicos devem ser absolutamente saudáveis dentro de uma corporação aberta. Mas todos devem estar motivados para isso.
Trabalho em equipe consiste na sinergia de duas palavras: sincronismo e velocidade.
Em diversos momentos vejo palestrantes comentando técnicas administrativas milagrosas que ensinam a maneira correta do gerente lidar com sua equipe, ensinando a alcançar o ápice produtivo através do entrosamento “perfeito” dos colaboradores. Infelizmente muitas vezes eles esquecem que cada pessoa deve ser tratada de uma maneira diferente. Cada um tem suas particularidades e, muitas vezes o que motiva um não motiva o outro. Assim, o sucesso do administrador está na habilidade de conseguir dar sustentação as diferentes personalidades da equipe, trazendo sucesso para o grupo como um todo.
Filed under: Utilidade Pública

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