sexta-feira, 1 de abril de 2011

Síntese unidade I

A Administração e suas Perspectivas


A administração e o conjunto de atividades que foca a utilização correta dos recursos com o objetivo de alcançar as metas organizacionais. A empresa possui como recursos disponíveis: recursos materiais, humanos, financeiros e informacionais.
Para gerir de forma correta uma empresa são necessários: planejamento, organização, direção e controle. Os níveis da organização dividem-se em alta administração que são os diretores, media administração que são os gerentes e administração operacional supervisores.
Segundo Katz existem três tipos de habilidades para a atuação eficaz do administrador. São elas: habilidades técnicas, humanas e conceituais.
Algumas competências são extremamente importantes para o gestor como a liderança, auto-objetividade, pensamento analítico, flexibilidade comportamental, comunicação escrita e oral, empatia pessoal, resistência ao estresse e tolerância na incerteza (American Assembly of Collegiate Scholls of Business). O gestor para obter sucesso necessita tornar as organizações efetivas isto é unir eficiência com eficácia. “Fazer bem os processos e atingir as metas organizacionais”
Organização é a junção de uma ou mais pessoas unidas para a realização de um objetivo. Elas não são estáticas, pois crescem, encolhem e modificam-se através do tempo e elas só crescem quando possuem metas organizacionais, onde há o progresso de seus executivos e existe saúde econômica, pois crescer faz oxigenar o negocio.
A Revolução industrial foi a mola propulsora da administração, que teve por conseqüência o desenvolvimento de suas teorias e conceitos.



Fonte: SILVA, Renato O. da. Teoria da administração.

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