domingo, 19 de junho de 2011

Empresário aproveita moda dos adesivos da “Família Feliz” para turbinar empresa.


Especializada em adesivos decorativos para portas e paredes, a Job Design Criativo lançou por acaso os autocolantes para carros, que hoje representam 70% das vendas
Por Fernando Cymbaluk
   DivulgaçãoÚltima moda nos carros das grandes cidades do país, os adesivos da “Família Feliz” surgiram por acaso. Na fabricante de adesivos decorativos Job Design Criativo, a ideia veio de um desenho feito pelo dono, o designer Germano Spadini, 31, para decorar o quarto da maternidade no dia do nascimento de seu filho. Mas o mimo de pai virou um grande negócio. Hoje, os bonequinhos representando papai, mamãe, filhinhos e bichinhos de estimação somam 70% das vendas na empresa de Spadini.

Tudo se deu no boca-a-boca. Algumas pessoas que visitaram pais e bebê na maternidade gostaram da ideia, o que inspirou o empresário a levar os bonequinhos para sua loja. Há dois anos à venda - pela internet e na loja física da Job, localizada no bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo - os adesivos desenhados por Spadini contribuíram para que a empresa dobrasse de tamanho em 2010. “No começo vendia pouco e quase parei de fazer a linha. De um ano para cá explodiu!”, diz o designer. Os modelos da Job, que variam de R$ 2 a R$ 5, tiveram crescimento nas vendas de 300% ao longo do ano passado. Hoje, cerca de 10 mil adesivos são vendidos por mês, para clientes finais e revendedores.

Com o repentino aumento na procura pela “Família Feliz”, Spadini teve de ampliar sua infraestrutura. Aproveitando o momento bom nas vendas, comprou maquinário e contratou funcionários. “Com o dinheiro vindo da própria ‘Família Feliz’ consegui fazer investimentos na empresa”. Nesse meio tempo, a concorrência também aumentou. Para se diferenciar, a Job Design Criativo passou a oferecer ao cliente a possibilidade de personalizar o bonequinho e a família. “A pessoa pode comprar mais de 200 personagens, mudar cor e tamanho e até colocar a cabeça de um no corpo de outro”, afirma o empresário. Hoje a Job conta com cinco linhas de adesivos da “Família Feliz”.



                                                              Enfeite de porta que deu origem ao adesivo da Família Feliz. 
PEGNNa área de design desde os 14 anos, Spadini reconhece que a moda deverá passar. Para não ser pego de surpresa quando as vendas começarem a diminuir, ele afirma que continua focando o negócio no que é o seu forte: adesivos decorativos, feitos para colar em portas e paredes da casa. E enquanto a “Família Feliz” vende bem, o designer tenta incrementar o negócio. “Criamos canecas com a família e também fizemos bonecos em tamanho grande, para decoração da casa”. Desde que abriu a Job Design Criativo, em 2003, Spadini conta ter visto apenas um outro momento de moda, quando adesivos com a inscrição “Bebê a Bordo” venderam bastante.

Nessa história de um enfeite de porta que virou sucesso de vendas, o empresário lembra que antes do episódio na maternidade, uns seis ou sete anos atrás, ele já tinha uma pequena família adesivada no carro. “Quando comprei meu primeiro carro, fiz um casal. Mas nem passava pela minha cabeça criar a linha da família para vender”.
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI217136-17385,00-EMPRESARIO+APROVEITA+MODA+DOS+ADESIVOS+DA+FAMILIA+FELIZ+PARA+TURBINAR+EMPRE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário