quarta-feira, 2 de março de 2011

A Embalagem que Fez a Diferença


Investimento em design fez as vendas do produto crescerem 49% em um ano
 
Por Katia Simões

Em 1971, o Laboratório da Aeronáutica, do Rio de Janeiro, criou o Clor in, uma pastilha especial para higienizar água e alimentos. Por anos o produto foi de uso exclusivo das Forças Armadas até que, em 1989, foi vendido para a Acuapura, empresa carioca que fez da pastilha seu carro-chefe. “Concebido sem apelo comercial, a embalagem do Clor in não traduzia os atributos do produto, diz João Pedro Cabral de Menezes, 31, há três anos no comando da empresa da família. Segundo ele, o grande problema era o visual da embalagem, semelhante a uma caixa de remédio, que só faltava ser acompanhada por uma bula.

Disposto a ganhar espaço no varejo, Menezes decidiu começar pelo redesenho da embalagem, a fim de que o produto chamasse a atenção nas gôndolas dos supermercados sozinho, sem a ajuda de promotoras. O projeto encomendado à BMS Design custou R$ 30 mil e deu roupa nova às pastilhas Clor in 10, indicadas para higienizar alimentos em uso doméstico, sem deixar resíduo e dispensando a necessidade de enxágue após o tratamento; e o Clor in Post Mix Food, usado para higienizar frutas, legumes e verduras em grandes quantidades, além da limpeza de chapeiras, máquinas de gelo e de sorvete.
Divulgação
As embalagens antes e depois de serem redesenhadas pela BMS Design: mudança provocou aumento de 22% no faturamento da Acuapura

Foram nove meses de trabalho, entre a concepção do novo visual das embalagens e a aprovação pela Anvisa. Distribuídas em 150 pontos de venda no Rio de Janeiro, as pastilhas tiveram um salto nas vendas. Subiram de 9 mil para 13 mil unidades mensais, num incremento de 49% ao longo de 2009. “O faturamento cresceu 22%, chegando a R$ 1,5 milhão no ano passado”, diz Menezes. “O desing foi fundamental para dar um ar moderno a um produto clássico e ao mesmo tempo fazer com que o consumidor soubesse como usá-lo apenas com as explicações apresentadas na caixa. Tudo muito simples.”

Para 2010, a ideia e ganhar o varejo paulistano e lançar um novo produto específico para limpeza de caixas d’agua e cisternas. “A novidade nos permitirá ocupar espaço em outros pontos de venda, como casas de material de construção, home centers e até lojas de piscinas”, avalia o
empresário

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