terça-feira, 22 de março de 2011

Revolução Industrial



Graças a revolução Industrial, o capitalismo da Época Moderna pôde amadurecer e constituir - se num sistema econômico, suplantando definitivamente os vestígios do feudalismo. A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII em um processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica.
A Revolução caracteriza – se: pela urbanização; as cidades cresceram em função da concentração de indústrias e de trabalhadores: Pela Divisão do trabalho; subdividindo – se nas fábricas, as funções dos operários em múltiplas operações dando origem ás linhas de montagem: Produção em série; que elaborou para igualar, e massificar o gosto dos empregados e dos produtos industrializados: Desenvolvimento dos transportes e da comunicação ; pois sem os quais seriam inviáveis a destribuição dos produtos industrializados.
A Primeira fase da Revolução Industrial correspondeu ao período que se estende de 1760 a 1850, nesta fase a indústria têxtil foi a que mais se desenvolveu. O desenvolvimento técnico – científico, implementando a modernização  econômica, foi significativa, surgiram então as primeiras máquinas feitas de  ferro  que utilizavam  o vapor como força motriz.
Com inicio em 1850 a segunda fase chega e o processo de industrialização entra em um ritmo acelerado, envolvendo os mais diversos setores da economia, com a fifusão do aço, a descoberta de novas fontes energéticas, como o petróleo e a eletricidade, e a modernização do sistema de comunicação.
Os donos das empresas se viram na obrigação de contratar alguém para organizar sua empresa e ter uma maior produtividade e maior lucro, daí surgiu a necessidade de administrar de forma mais técnica as empresas.

Fonte: Livro - História para ensino médio Brasil e Cultura
                        volume único
Autor- Gilberto Cotrim - 1ed. São Paulo:Saraiva, 2002.
Capítulo 32 - Revolução Industrial ( pág 233)

http://www.portalbrasil.net/historiageral_revoluçaoindustrial.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário