sexta-feira, 1 de abril de 2011

Melhorando a produtividade dos funcionários com a educação financeira

por Cláudio Henrique de Castro*

Acredito que todos nós já vivemos esta situação com certa regularidade: Chegamos à nossa empresa e encontramos algum funcionário reclamando de dificuldades financeiras. Infelizmente, por mais que seja aconselhável, nem todos os colaboradores conseguem manter seus problemas pessoais fora da empresa.
Outro agravante é que este funcionário muitas vezes não mantém um índice de produtividade esperado por perder seu foco por conta deste problema no bolso. E este cenário se torna cada vez mais comum, com o crédito farto por conta dos bancos, o endividamento é cada vez mais fácil. Muitas vezes o funcionário chega ao final do mês com sua receita do próximo mês já totalmente comprometida.



Mas então o que fazer?
Sugiro que as empresas passem a oferecer aos seus funcionários a possibilidade de terem um programa de educação financeira, com pequenos cursos ou palestras para os funcionários e sua família. Esta prática, com certeza, ajudaria bastante no controle dos gastos pessoais por parte dos colaboradores.
Neste programa de educação financeira sugiro que sejam abordados os seguintes temas:
Necessidade x Desejo: Necessidade e desejo são coisas diferentes. Você pode necessitar de um calçado, mas não precisa obrigatoriamente comprar o mais caro. Por mais que deseje, talvez não seja a hora mais apropriada para adquirir tal produto, então é preciso sempre se perguntar:  Realmente preciso deste produto? Não existe nenhum outro que possa substituí-lo por um valor menor? Posso pagá-lo à vista?


Crédito não faz parte de sua renda: Exemplo simples: Você possui um limite de R$1.000,00 no seu cheque especial pensa que pode gastá-lo a qualquer hora. Porém, este dinheiro não lhe pertence, não é saldo de sua conta. Portanto, utilizá-lo como parte da receita para seu orçamento doméstico é um erro grave, você pode se endividar fortemente com os juros cobrados caso não consiga pagar. Por isso, deixe-o apenas para emergências.



Negocie sempre: Se o funcionário já possui um nível alto de endividamento, é melhor parar e averiguar todas as dividas e procurar através da negociação uma melhor saída para elas. Muitas vezes um único empréstimo para pagar todas as dividas é mais fácil de administrar, pois é possível ter uma única parcela que caiba no orçamento.


Compartilhe a responsabilidade: A responsabilidade com a contenção de gastos deve envolver todos os membros da família. Todos devem pensar melhor seus gastos e procurar uma melhor forma para fazê-los. Conscientização dos familiares é o primeiro passo.


Poupe sempre que possível: Juros é o valor que você paga por antecipar uma necessidade ou desejo, quanto mais cedo você o fizer, maior será o tempo de pagamento e maiores serão os juros a pagar. Porém, o contrario também é possível, quanto mais tempo demorar em concretizar uma necessidade ou desejo mais seu dinheiro vai render caso esteja aplicado.


Compre à vista sempre que possível: Comprando produtos à vista você pode negociar melhores valores e descontos.
Fonte:http://www.sobreadministracao.com/melhorando-a-produtividade-dos-funcionarios-com-a-educacao-financeira/

Síntese unidade I

A Administração e suas Perspectivas


A administração e o conjunto de atividades que foca a utilização correta dos recursos com o objetivo de alcançar as metas organizacionais. A empresa possui como recursos disponíveis: recursos materiais, humanos, financeiros e informacionais.
Para gerir de forma correta uma empresa são necessários: planejamento, organização, direção e controle. Os níveis da organização dividem-se em alta administração que são os diretores, media administração que são os gerentes e administração operacional supervisores.
Segundo Katz existem três tipos de habilidades para a atuação eficaz do administrador. São elas: habilidades técnicas, humanas e conceituais.
Algumas competências são extremamente importantes para o gestor como a liderança, auto-objetividade, pensamento analítico, flexibilidade comportamental, comunicação escrita e oral, empatia pessoal, resistência ao estresse e tolerância na incerteza (American Assembly of Collegiate Scholls of Business). O gestor para obter sucesso necessita tornar as organizações efetivas isto é unir eficiência com eficácia. “Fazer bem os processos e atingir as metas organizacionais”
Organização é a junção de uma ou mais pessoas unidas para a realização de um objetivo. Elas não são estáticas, pois crescem, encolhem e modificam-se através do tempo e elas só crescem quando possuem metas organizacionais, onde há o progresso de seus executivos e existe saúde econômica, pois crescer faz oxigenar o negocio.
A Revolução industrial foi a mola propulsora da administração, que teve por conseqüência o desenvolvimento de suas teorias e conceitos.



Fonte: SILVA, Renato O. da. Teoria da administração.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Princípios da Administração Científica

Em seu segundo livro “Principles of Scientific Management” (Princípios de Administração Científica), publicado em 1911, Taylor apresenta seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, e introduz os quatro princípios fundamentais da administração científica:

Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.
Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

ENEAD 2011

O ENEAD, Encontro Nacional dos Estudantes de administração, é o mais importante e tradicional evento de administração do Brasil. 

Programação de 21 a 24 de julho.

QUINTA-FEIRA:

De 09h00 à 18h00 – Credenciamento*
De 15h00 à 18h00 – Atividades Científicas
De 18h00 à 19h00 – Intervalo
De 19h00 à 22h00 – Atividades Científicas

SEXTA-FEIRA:

De 08h00 à 13h00 – Tempo Livre
De 13h00 à 18h00 – Atividades Científicas
De 18h00 à 19h00 – Intervalo
De 19h00 à 22h00 – Atividades Científicas

SÁBADO:

24h - Secretaria
De 08h00 à 14h20 – Tempo Livre
De 14h20 à 14h50 – Abertura Espírito Business
De 14h50 à 15h50 – Palestra 01
De 15h50 à 16h00 – Intervalo
De 16h00 à 17h00 – Palestra 02
De 17h00 à 18h00 – Palestra 03
De 18h00 à 19h00 – Intervalo
De 19h00 à 20h00 – Palestra 04
De 20h00 à 21h40 – Palestra Roberto Justus

DOMINGO:

24h - Secretaria
De 09h00 à 12h00 – Entrega Certificados***
* Mesmo o credenciamento podendo ser realizado até às 18 horas, recomendamos que todos se programem para estar no evento a partir das 09 horas da manha, para que não percam horas de atividades acadêmicas.
** Atividades exclusivas para os inscritos no Espírito Business 2011.
*** Os certificados serão entregues apenas no local, excluindo a possibilidade de envio pós-evento.

 Maiores informações acessar: http://www.enead.com.br/index.php

domingo, 27 de março de 2011

Como dar adeus a problemas financeiros

Furos no caixa, falta de capital de giro, preços errados, custos altos, investimentos exagerados e inadimplência. É possível, sim, resolver - e melhor, evitar - as armadilhas que fazem com que 74% dos negócios não sobrevivam, segundo dados do Sebrae. Seis especialistas em finanças e 20 empresários de sucesso apontam soluções para perguntas que vieram de todo o país e também podem valer para você.

Meu Problema: Maior Capital de giro                            

"No início, trabalhei só para pagar as contas durante dois anos. Como ter fôlego para não colocar o negócio em risco?"

Gabriel Tosi, 29 anos, sócio do portal O Investidor e fundador da Agência Full Interactive, de São Paulo (SP)


O QUE FAZER PARA ADMINISTRAR O CAPITAL DE GIRO

> Calcular o ciclo do negócio, da seguinte forma: prazo médio dado aos clientes + tempo de manufatura (no caso de indústria) + período médio em que as mercadorias ficam em estoque - prazo médio de pagamento aos fornecedores.

> Apurar as necessidades de capital de giro durante esse ciclo, da seguinte forma: despesas mensais/número de dias no mês X ciclo do negócio.

> Fazer uma estimativa folgada do capital de giro, se possível, para um semestre. Levar em conta que, no início das atividades, a empresa ainda terá caixa negativo.

> Reinvestir parte do lucro, pelo menos um terço, na composição do capital de giro. Esse recurso permitirá à empresa crescer nos períodos favoráveis ou se proteger quando houver turbulências.

> Sempre que possível, reduzir os prazos de recebimento e alongar os de pagamentos. Isso ajuda a diminuir a necessidade de capital de giro.

> Não usar o caixa da empresa para pagar despesas pessoais. A retirada dos sócios deve ser definida pelo pró-labore e prevista no fluxo de caixa. Quando o empresário mistura as contas, cria um desequilíbrio financeiro que pode comprometer o negócio.

> Estabelecer metas de crescimento atreladas às de eficiência em custos. Não adianta nada colocar mais recursos no negócio se houver aumento proporcional na necessidade de financiamento.


AS SOLUÇÕES DE QUEM SABE COMO SUPERAR A DIFICULDADE


 WILLIAM EID JR.,54 ANOS, COORDENADOR DO CENTRO DE ESTUDOS EM FINANÇAS DA EAESP-FGV

COMO EVITAR O PROBLEMA


"Muitos começam um negócio sem capital de giro para financiar o dia a dia. Ou reservam um valor abaixo do necessário para garantir a operação ou mesmo se segurar, enquanto não recebem dos clientes. No planejamento, o empreendedor não pode supor que vai vender. Tem de prever, na verdade, que terá de negociar prazos alongados com seus compradores ou que eles eventualmente vão atrasar os pagamentos. O ideal é fazer a conta de quanto será necessário no mês para sustentar o negócio com nível zero de vendas. Parece radical? Conheço a história de uma empresária que abriu uma loja, mas nem chegou a funcionar. Ficou meses parada porque a prefeitura abriu uma vala em frente ao imóvel."

COMO RESOLVER O PROBLEMA

"Quando uma empresa já enfrenta a falta de capital de giro, é hora de negociar para conseguir as melhores condições de custo e prazo com os fornecedores. Também é necessário evitar desperdícios e enxugar despesas. Essas ações devem ser feitas com cuidado para que não representem queda de qualidade do produto ou serviço."



Retirado de:  revistapegn.globo.com/Revista/Common/..

terça-feira, 22 de março de 2011

Revolução Industrial



Graças a revolução Industrial, o capitalismo da Época Moderna pôde amadurecer e constituir - se num sistema econômico, suplantando definitivamente os vestígios do feudalismo. A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII em um processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica.
A Revolução caracteriza – se: pela urbanização; as cidades cresceram em função da concentração de indústrias e de trabalhadores: Pela Divisão do trabalho; subdividindo – se nas fábricas, as funções dos operários em múltiplas operações dando origem ás linhas de montagem: Produção em série; que elaborou para igualar, e massificar o gosto dos empregados e dos produtos industrializados: Desenvolvimento dos transportes e da comunicação ; pois sem os quais seriam inviáveis a destribuição dos produtos industrializados.
A Primeira fase da Revolução Industrial correspondeu ao período que se estende de 1760 a 1850, nesta fase a indústria têxtil foi a que mais se desenvolveu. O desenvolvimento técnico – científico, implementando a modernização  econômica, foi significativa, surgiram então as primeiras máquinas feitas de  ferro  que utilizavam  o vapor como força motriz.
Com inicio em 1850 a segunda fase chega e o processo de industrialização entra em um ritmo acelerado, envolvendo os mais diversos setores da economia, com a fifusão do aço, a descoberta de novas fontes energéticas, como o petróleo e a eletricidade, e a modernização do sistema de comunicação.
Os donos das empresas se viram na obrigação de contratar alguém para organizar sua empresa e ter uma maior produtividade e maior lucro, daí surgiu a necessidade de administrar de forma mais técnica as empresas.

Fonte: Livro - História para ensino médio Brasil e Cultura
                        volume único
Autor- Gilberto Cotrim - 1ed. São Paulo:Saraiva, 2002.
Capítulo 32 - Revolução Industrial ( pág 233)

http://www.portalbrasil.net/historiageral_revoluçaoindustrial.htm

sábado, 19 de março de 2011

Dicas para ser um bom empreendedor

A dica foi dada pela leitora Betina de Tella. Betina é formada em ciêncas sociais e trabalha na área de avaliação de projetos de terceiro setor e pretende abrir seu negócio.

Tomar atitudes social e ecologicamente responsáveis é o que toda empresa terá que fazer em um mundo que cada vez mais entra em crise e teima em não se responsabilizar pelos danos que causa à sociedade e à natureza.
É fácil começar com atitudes simples como escolher um papel reciclável para o uso diário e para folders de marketing, ou contribuir com parte de seu imposto de renda para algum projeto social, por exemplo.
Competitivamente falando, este fator já é um diferencial e com certeza será ainda mais no futuro, e incorporá-lo desde o início será mais eficiente e acabará saindo mais barato do que uma mudança de planejamento, costumes e valores quando sua empresa já estiver consolidada.
Será um belo de um valor agregado a cultura de sua empresa desde seu nascimento, e todos agradecem.

Fonte:http://www.saiadolugar.com.br/